quinta-feira, 19 de junho de 2014

Resumão do mês

Bom, hoje faz um mês que sai de Goiânia e resolvi fazer um resumão do meu primeiro mês fora de casa, sei lá, sem regra, sem coesão mesmo... apenas informações aleatórias. Cheguei em buda dia 21 de maio e minhas aulas começaram apenas no dia 02/jun.
Nesse período antes do início das aulas eu fiquei apenas "turistando" por Budapest. Aprendi a andar no transporte público, conheci pontos importantes pra cidade, conheci a comida. Eu realmente explorei Budapeste. Não só isso, comecei a conhecer o Europeu, mas principalmente o Húngaro.

  • Acho que antes de tudo, pra facilitar pra mim e pra quem lê, os brasileiros que chegaram aqui começaram fazer a seguinte conversão de câmbio: 1 Real = 100 Forints.
  • No primeiro dia, percebi que o pedestre respeitava a faixa de pedestre e que só atravessava quando o sinal estava verde. Fiquei realmente surpreso! "como eles são educados"! Depois descobri que atravessar a faixa com sinal vermelho é plausível de multa! aproximadamente 16000 HUF, uns 160 BRL
  • Essa multa vale pro transporte público também. Aqui não existe catraca nos trams (bondes), metrôs e ônibus, mas há quase sempre um fiscal na entrada do metro, e você pode ser abordado no tram ou ônibus. Os tickets tem validade, e o mensal custa 95 BRL e o mensal pra estudante custa 37,50 BRL. É MUITO BARATO! Como eu uso esses tickets eu acabo pegando o metrô pra descer na estação seguinte - a preguiça mata!
  • Exitem 4 linhas de metrô aqui em Budapest. A linha 1 é a 2ª mais antiga do mundo e a mais velha em atividade. A linha 3 é um metro azul, origem russa (não sei se foi comprado ou doado por eles). É engraçado que embora muito velhos os vagões, eles funcionam perfeitamente no horário. A linha 4 é a mais recente, foi entregue a alguns meses.
  • Acredito que eles não tomam banho ou não sabem da existência do famoso: desodorante. Rapaz, aqui existe muita gente que simplesmente: fede. É foda falar isso e talz... mas é verdade. Já aconteceu de eu ter que sair do lugar onde eu estava na balada porque tinha um fedorento por perto.
  • As baladas aqui não são pagas, não que eu tenha ido em muitas. Fui em duas, o Morrisons Opera e 2, e a Instant. No Morrisons Opera, na quinta não paga entrada até as 9 e entre 21-00 a cerveja custa 1 real. QUE? PUB COM CERVEJA A 1 REAL? Sim. E é um copo de 500ml. No Morrisons 2, na segunda, a entrada custa 5 reais você ganha 3 Coronas. A Instant não paga nada nunca e é gigante! Tem um zilão de ambientes. 
  • Todas essas que eu falei acima são Pubs de Ruina: Imagine um lugar velho, decorado que se torna uma balada/pub. Bem a verdade, eu acho meio tenso/perigoso, não acho nada seguro, ainda mais depois do que aconteceu na Kiss em Santa Maria, com certeza esses pubs seriam reprovados.
  • A comida aqui é lotada de pimenta. É sempre bom pedir sem pimenta. A minha primeira semana foi tensa!
  • Tudo que existe no Brasil existe aqui, mas o que diferencia é a dificuldade pra achar. Por exemplo: Feijão. Dizem as más linguas que só se encontra no mercado municipal. 
  • A principal diferença da comida é o preparo. Sei lá, tem arroz, tem repolho... tudo. Mas é tudo diferente. O Arroz tem milho, o repolho é doce, não curti muito =p
  • Muitas coisas aqui são ridiculamente baratas. Um pedaço enorme de pizza custa 2 BRL. Um whopper menu no BK custa 10 BRL. 
  • A comida aqui normalmente é servida em porções. Por exemplo, se você vai num "buffet", cada porção tem um valor: Uma porção de arroz é um valor, a porção de fritas é outra... As porções são bem generosas, mas tem que ficar esperto pois pode sair bem caro o almoço.
  • Embora seja com sotaque, aqui no centro de Budapest, tudo o que eu precisei eu consegui me virar com inglês. Claro, é o centro de uma cidade turística, mas ainda assim fico surpreso com isso. 
Aqui vão algumas fotinhas do primeiro mês aqui:

 Vista da Roda Gigantes instalada na Praça Deák

 Deak

Nesse dia ocorreu o recorde da maior torre de lego, dia das crianças na Hungria

Parlamento Hungaro, o maior da Europa. 

Ilha Margareti

 Estação de Metro: Aqui as escadas rolantes são muito rápidas, inclinadas e profundas. É bem diferente.

Citadela - Vista do Rio Danubio 

O melhor sorvete de budapeste. O Gelato é servido em formato de flor. 

Heros Square 


Selfie na heros kkk

Anonimous - Foi um escritor dum rei X da Hungria. Por não assinar os documentos, sua identidade nunca foi revelada. Dizem que se tocarmos na caneta dele, adquirimos seu "conhecimento".

As novidades virão nas próximas postagens =p

Nenhum comentário:

Postar um comentário