quarta-feira, 18 de junho de 2014

O Apartamento

Bom, já tá na hora de eu começar a falar do apartamento onde estou morando. Não falei antes porque eu precisava entender onde eu estava morando, meio que me "localizar" aqui em Budapest. Lá vai...
Como Cheguei até esse flat:

Através da Tetris, Empresa Junior pela qual trabalhei durante pouco mais de um ano, conheci um membro do MEJ (Movimento Empresa Junior), o Helison. Ele ministrou uma palestra para a empresa sobre plano de carreira e tempos depois descobrimos que assim como eu, ele estava tentando vir pra cá. Em janeiro, ele chegou aqui em Budapest, e passou a dividir o apartamento com outros dois flatmates (se eu tiver autorização deles eu os citarei aqui). 

Em meados de abril falei com o Helison sobre hostels e afins, para a minha chegada. Nessa mesma conversa ele me explicou que um dos rapazes sairia no final de Junho e que se eu quisesse eu poderia assumir o lugar dele até agosto. Porque até agosto? Nesse mês, é o típico inicio de semestre aqui na Hungria, e muitos intercambistas do mundo todo chegam nessa época, e por uma questão de opção, eles prefeririam morar com um estrangeiro, para desenvolver ainda mais o inglês deles.

Eu topei, e aceitei as condições. Ou seja, em agosto teria que arrumar um novo lugar pra morar. Conforme os dias foram passando, minha relação com os meus atuais flatmates se tornou cada vez mais amistosa ao ponto me convidarem pra morar com eles. Eu aceitei novamente. Ficarei morando aqui até janeiro, a principio.

Localização:

Budapest é "dividida" em duas: Buda, que fica do lado leste do Rio Danúbio e Pest do lado oeste. Eu poderia falar do porque disso, mas não é o meu objetivo e nem tenho gabarito suficiente pra isso. O centro histórico, turístico da cidade fica do lado Pest, e é aqui que eu estou morando. 

Em uma cidade grande como Budapest, e sem um carro é muito importante morar um pontos estratégicos, como próximo a estações de transporte público, restaurantes, mercados, farmácias, shoppings e etc... E o flat que estou morando fica perto de tudo. Em menos de 100 metros da portaria, existe uma farmácia, restaurante, BK, conveniência 24h, banco, estação de metro e claro, um ponto de Kebab. 

O Kebab é o churrasco grego,  com carne de porco servido num pão sírio com repolho roxo, tomate, cebola e alguns molhos (apimentados ou não). Tem um a cada esquina! E custa só R$5,00. É muito barato, é o dog curitiba, ou o X goiâno aqui de Pest.


Voltando a localização, costumo dizer que moro no meio do "triângulo", que seria formado por três "pontos" aqui de Pest, o Oktogon, Nyugati e Deák. No Oktogon é um grande centro comercial onde passa o Tram 4 e o Tram 6, o que é muito importante, uma vez que são os únicos que trabalham 24horas e atravessam o centro de Budapest. A Nyugati tem um shopping, o West End, uma estação de Trem, metro 3 e os mesmos Tram's do Oktogon. A Deak é uma praça, que é um verdadeiro ponto de encontro de jovens, tem alguns bares, lojas e principalmente uma estação de metro que passam as linhas 1, 2 e 3, ou seja, dali é possível ir pra qualquer lugar de Budaepst. Moro perto o suficiente desse lugares pra ir a pé à qualquer um deles. 

O Prédio

As construções aqui, de modo geral são pequenas. Meu flat tem 5 andares, e eu moro no segundo. A construção é bem diferente das que conheci no Brasil. Não há recuo frontal, eles vão de calçada à calçada e nem recuo lateral, os prédios aqui estão grudados uns nos outros. 

Agora imagine, só sobra espaço para janelas nas faces das ruas? Errado. Aqui, a "área externa" fica do lado de dentro. Os prédios são construídos como o formato da letra "o". Ou seja, exatamente ao contrário do que conhecemos. As janelas, portas ficam voltadas para a parte interna da construção. Não sei se expliquei bem, mas pela imagem fica melhor de entender.



O Flat

Ao entrar no flat, logo do lado esquerdo da porta, está o quarto do Helison, que é relativamente pequeno. Passando pela porta do quarto encontramos a sala de jantar. Este é o centro da casa. dali é possível ter acesso a qualquer cômodo, a cozinha, os outros dois quartos, toilett e bathroom. 

A Cozinha é relativamente pequena, mas tem quase tudo, exceto uma panela de pressão, que é realmente muito difícil de encontrar aqui. Temos todos os tipos de talher, eletromesticos possiveis. O fogão é elétrico e a geladeira é na verdade um frigobar. Não existe janela na cozinha nem na sala.

Os outros dois quartos são absurdamente grandes, exagero total. Um dos quartos possui duas camas e dois berços (?). O outro, é na verdade uma sala que foi adaptado para ser um quarto. Esse é o meu. Tem guarda roupas, um sofá enorme que na verdade é a cama, uma cama meia bomba e TV (húngara, para ficar claro) que passa a copa!

Aqui o banheiro é separado, o toillet e o bathroom. No toillet só tem o trono, nada de pia, o que dificulta as coisas, pois você tem que sair de um, e ir pro outro só pra lavar as mãos. 

No bathroom tem uma banheira que não tem chuveiro, apenas uma mangueira. Isso é bem esquisito pois temos que tomar banho agachados pra não alagar o banheiro, já que não temos um box. Aqui dentro está a máquina de lavar. É, ela está ali porque não tem lavanderia e nem tanque. Nenhum lugar tem. 

Todas as torneiras tem água quente. Em todos os quarto tem aquecimento. Os dois à gás, o que é bem barato e confortável no inverno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário