terça-feira, 15 de julho de 2014

Trip I - Eslováquia

O objetivo de ir pra Eslováquia era aproveitar a viagem de Viena, pois as duas capitais ficam cerca de 60 km de distância, uma hora de ônibus. Sair de Budapeste só pra ir pra Bratislava talvez não compensasse. Chegamos lá pouco depois das 18 horas. Não tínhamos mapa, e ninguém falava absolutamente nada de inglês. Compramos um mapa onde desembarcamos, pela bagatela de 5 EUR. 

Com o mapa conseguimos ir nos situando e chegamos no Patio Hostel. A diária no hostel era barata, 10 EUR, e o hostel era tão bom quanto o de Viena. Nos instalamos, fomos num mercado próximo do hostel. Compramos algumas coisas, voltamos pro hostel e comemos. Depois saímos dar umas voltas na cidade, mas para a nossa "sorte" era domingo. Absolutamente tudo fechado, só meia duzia de bares abertos. Ficamos andando cerca de 2 horas no centro histórico da cidade, e sem brincadeira, conhecemos tudo. 
O interessante foi visitar o Castelo de Bratislava a noite. Ele fica no alto de uma colina às margens do Rio Danubio, o mesmo que passa em Budapeste. Lá de cima foi possível ver boa parte da cidade.




Paramos num bar e tomamos uma cerveja, mas só uma porque o bar estava fechando, e logo fomos embora. 

As 11 horas do dia seguinte fomos até o local onde desembarcamos para comprar a passagem pra Budapeste e descobrimos que lá não era a Rodoviária. Ela ficava cerca de 30 min de caminhada do centro da Cidade. Aproveitamos a situação, voltamos ao Castelo de Bratislava, mas agora durante o dia.








depois disso subimos no Restaurante Panorâmico de Bratislava, com a minha carteira ISIC eu paguei 4,35 EUR, a vista de lá é maravilhosa!





De lá seguimos pro centro da cidade:






Igreja do Grêmio hahaha




A principio eu me decepcionei um pouco com a cidade. Acabara de conhecer duas cidades fodas, Budapeste e Viena e isso deve ter influenciado na minha opinião. Com disposição, é possível conhecer o centro histórico de Bratislava em 3 ou 4 horas, e foi o que fizemos. 

Quando chegamos na Rodoviária a surpresa: só havia bilhete disponível para voltar as 19 horas. Decidimos que não íamos ficar esperando tanto tempo, tínhamos mais de 4 horas off. Fomos até o Shopping Euroveia:






Muito interessante o shopping. Ele fica às margens do Danúbio, e entre o shopping e o rio existe umas pistas de caminhada, um gramado enorme e vários bares. Várias pessoas deitadas no gramado, casais aproveitando o dia de sol. Era isso que faltava pra mudar minha opinião sobre a cidade. Uma capital da Europa com quase 400 mil habitantes não poderia ser só aquilo, e não era. Muitas pessoas me disseram que a vida noturna de lá é muito interessante, e que vale a pena aproveitar. 

Em relação à grana, lá as coisas são sim mais baratas. Apesar de ser zona do euro, as coisas tem um valor mais aceitável. Uma coca por exemplo, custa 1,50 EUR. 

A cidade não tem metro, mas aparentemente os Trams são mais simples, ou mal cuidados. Eu não usei o transporte público, não foi necessário.

Um comentário: