Bom, desde que eu definitivamente fui aceito no programa CsF
eu cometi erros que eu deveria ter evitado. Uma delas foi a compra da passagem.
Na primeira semana do mês de dezembro de 2013 saiu o
resultado final e eu fui aprovado, e isso não é mais uma novidade. Comecei a
procurar passagens, tentar achar a mais barata. Recebemos um total de U$D 1706,00. Normalmente as passagens são
mais baratas que isso e Capes/Cnpq não exigem ressarcimento.
Após alguns dias de pesquisa percebi que a passagem mais
barata era a da Condor, saindo de Recife
para Budapeste com conexão em Frankfurt, bastava eu comprar uma passagem de
Goiânia até Recife, ou seja, seriam dois bilhetes. A passagem na época custava
U$D 699,00 enquanto a segunda mais barata era no minimo de U$D 1100,00 pela
Turkish. Muita gente optou pelo voo da Turkish pois esta oferece um tour
turístico em Istambul. Eu não ia comprar ainda, apenas pesquisava.
Por curiosidade, para saber o preço de cada trecho, testei
os valores de Recife para Frankfurt em outra página do navegador e estava mais
barato, em torno de U$D 400,00. Retornei a pagina anterior e repeti a busca. Em
algum momento eu me perdi nessa história, não sei se esqueci que estava fazendo
outra pesquisa e surtei “Meu Deus! A passagem caiu pra U$D400,00”. Eu realmente
surtei, eram 01:30 da manha e eu ligue pra minha mãe pedindo os dados do cartão
de crédito, não podia perder essa “promoção relampago”. Ela me passou os dados,
tudo como manda o figurino.
O cartão de crédito internacional dela é do Bradesco, e na
hora de efetuar o pagamento somos redirecionados
para página do bando, onde eles pedem a chave de segurança, que se trata de um
cartão com umas 100 senhas de três dígitos.
Realizei a compra e “tudo certo”. Quando termino a compra, vou conferir
os dados : “Recife – Frankfut”. O QUE? FRANKFURT? Sim, eu comprei errado, e não
para por ai. Fui imprimir o bilhete e vejam:
Surtei de novo. Não havia recebido nenhum e-mail e
consequentemente não tinha o número da reserva. Depois de quase arrancar os
cabelos resolvi simular uma compra pra tentar ver o que tinha dado de errado.
Fiz todo o procedimento, mas agora com o
destino correto. Fui até a parte do pagamento, mas na hora de digitar a senha
de três digitos do cartão eu fechei a página. Para a minha surpresa apareceu
algo do tipo “sua compra foi efetuada”. Clico pra imprimir o bilhete e “tudo
certo”, como na imagem abaixo:
Penso mais uma vez: “COMO ASSIM?”. Na minha cabeça nenhuma tinha dado certo,
pois uma tinha o bilhete cheio de “null” e a outra não tinha o pagamento
concretizado, afinal não digitei a senha. Na manha seguinte peço pra mãe ligar
na operadora de cartão e ver se algo tinha sido debitado. Para a minha surpresa
tinham dois débitos. Um de aproximadamente R$ 1300,00 e outro de R$1800,00. Só
pensei “Não é possível. Fodeo”, sem falar no xingão da véia.
Começo a mandar e-mails desesperadamente para a Condor e nada de respostas. Já passado
quase uma semana, começo a ligar, pois segundo o site há atendimento em
português e eu não queria arriscar no
meu inglês que é uma nháca. E quem disse que esse atendimento em português
existe? Jamé. Minha ultima opção foi pedir a um amigo, o Lucas, que é fluente
em inglês ligar e tentar resolver.
Após alguns minutos conversando com a atendente temos a
conclusão: Primeiramente eu escrevi meu e-mail errado. Tenho dois e-mails
diferentes em servidores diferentes, eu troquei os servidores, por isso nunca
recebi um e-mail. A primeira passagem foi cancelada horas depois, logo após a
compra da segunda, por uma incompatibilidade de passageiros. Como eu voaria
duas vezes no mesmo voo? Obvio que algo estava errado. A questão é, acabei
comprando a passagem no ímpeto e quase me ferrei.
Algo relevante é a questão do pagamento com cartão de
crédito, pois a cotação utilizada é a turismo além de ser do dia do fechamento da
fatura. Com todas as taxas a passagem custou U$D 750,69. A cotação do dólar
turismo no dia que comprei era de R$2,39. Mais uma vez, pro meu azar, no dia do
fechamento da fatura ele subiu pra R$ 2,44. Deu uma diferença de R$ 37,53.
Outra coisa que eu esqueci na hora da compra, embora eu soubesse, foi do iof do
cartão de crédito: 6,38%. Ou seja, o valor pago com iof em reais foi: R$
1948,54.
Depois disso fiz algumas simulações se caso eu optasse em comprar
por algum site, tipo submarinoviagens ou decolar, eu poderia ter pago um valor
menor, mesmo com as taxas de administração do site, uma vez que eles usam uma
cotação diferenciada, abaixo da cotação turismo e não há cobrança do IOF.
Outra ideia é fazer um vtm para realizar a compra. O vtm e o
cartão de crédito posuem o mesmo iof, mas no vtm você sabe o valor do dólar/euro
que está pagando. Algumas casas de câmbio tem desconto para alunos do CsF, que
é o caso da Confidence e a Flexchange. Essas casas de câmbio possuem descontos
para a compra de moeda estrangeira também. A opção de site de viagem e cartão pré-pago possuem o grande diferencial de não ficarmos reféns da cotação do dólar no fechamento da fatura, que pode oscilar bastante, como aconteceu comigo.
Não menos importante, eu tinha que comprar a passagem pra
Recife. Preferi esperar receber a bolsa, pois quando comprei a primeira
passagem ainda nem tinha implementado a bolsa. Meu pai que é tão preocupado
quanto eu se dispôs a me ajudar. Eu esperava pagar em torno de R$300,00 a R$400
reais na passagem.
Ele me convence que é arriscado e cansativo ir no mesmo dia,
embora meu vôo em Recife fosse próximo das 19:00h. Disse que era melhor eu
ficar no hotel. Eu concordei, pois ainda assim seria vantajoso embarcar por
Recife. Saindo da agencia de turismo ele me liga: “Deu R$ 658,85; o hotel R$
228,00”. Quase enfartei, e como foi só um quase, quase quis matá-lo. Mas também
não saiu do quase e acabei percebendo que foi uma boa compra. Quando fui
devolver o dinheiro ele se negou a aceitar. Melhor ainda, ganhei um presentão.
O hotel é em frente ao aeroporto, a 400 metros da praia da Boa Viagem, que é a
mais famosa de lá. Se tudo der certo, pela manha vou conhecer uma linda praia
nordestina.
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